MuDANÇA!
Você se planeja e se prepara para a mudança?
É com esta pergunta que inicio esta conversa (que se torne uma conversa, nos comentários).
São tantas definições a serem feitas numa empresa que a mudanças se fazem necessárias.
Mudanças que, incialmente, assustam. Toda mudança requer energia, dedicação, sair da zona de conforto para ir, muitas vezes, em direção a zona de crescimento. E isso gera desconforto e, principalmente, para as pessoas que tendem a ser analíticas e planejadoras, a mudança precisa ser calculada para ser feita. O ímpeto de fazer acontecer pode não vir num primeiro momento, mas… ela acontece, desde que se faça. Parece “óbvio”, mas…
Você está disposto a mudar?
Você sabe o direcionamento da sua empresa? Qual o objetivo do que se faz diariamente na sua empresa? Para onde ela está indo?
Se você souber responder estas perguntas, ótimo! É sinal de que se tem um direcionamento, um norte. Agora, se você não souber responder, pode ser que se não se tenha um alinhamento constante – e nem inicial (no onboarding, por exemplo) – de onde a empresa deseja chegar. Se a alta liderança estiver em congruência com o operacional e vice-versa, maravilha (!), a empresa tende a sair do lugar e crescer.
Todos alinhados e com a comunicação em dia – é, eu sei que é um desafio – são pontos que favorecem para que a empresa tome medidas contínuas de avanço para o crescimento. A iniciar pelo alinhamento da liderança sobre os movimentos que acontecerão dentro da empresa, num período determinado – e comunicado – para começar, de forma gradual a mudança que se pretende.
Um e-mail de alinhamento sobre quais mudanças acontecerão e como será implementado.
Uma reunião com a equipe envolvida. Outra reunião com as demais equipes envolvidas.
Permitindo que, nessa reunião, todas as partes sejam escutadas. Entendo que nem sempre é fácil de organizar essas dinâmicas, porém, é possível de acontecer.
Você autoriza seus subordinados diretos a iniciar mudanças?
Como você percebe isso? Você, líder, dá espaço e escuta para realmente ouvir o que o seu subordinado tem a dizer? E se ele tiver uma grande ideia e você desperdiçar este momento de mentes criativas trazendo percepções inovadoras?
E, se você líder, tiver também uma “big idea” e compartilhar com a equipe? Juntos, podem desenvolver algo criativo, inovador e que será proveitoso para o avanço da organização.
Qual a muDANÇA você deseja ser dentro da corporação? É…mudança é DANÇA, é movimento, é ação. Qual o movimento você está disposto a fazer para mudar?



