Você sabe quem é seu primeiro cliente?
Talvez a resposta para essa pergunta seja:
Meu primeiro cliente foi quem comprou meu serviço ou produto pela primeira vez.
E se eu te disser que seu primeiro cliente é seu colaborador, como você reage a isso?
Claro, levando em consideração uma empresa que tenha pelo menos um colaborador. E não uma “EUpresa” (nada contra, tá gente? É apenas para deixar claro o que quero comunicar aqui).
Sim! Já pensou em toda a jornada do cliente, em toda a experiência que você proporciona para o seu cliente, como seria isso para seu colaborador / funcionário?
Quem está ali contigo todo dia, comprometido, fazendo acontecer a cada instante, a cada desafio, merece ser reconhecido, confere?
Infelizmente, em muitas empresas, ainda não se tem esse pensamento e uma pessoa em sua função é “apenas mais uma”.
Mais uma para bater meta, mais uma para cumprir as mínimas funções do seu cargo. Mais uma para se mostrar motivada e realizada, mesmo que o ambiente não contribua para tal. Ambiente esse que envolve o mobiliário inadequado, a iluminação não muito boa, as pessoas sem entrosamento…cada um falando uma linguagem, nada ou pouca coisa se comunica e a falha acontece.
Falha essa que, muitas vezes, levou anos de investimento em softwares e aparelhos mecânicos que não sendo bem operados – por humanos – causa atrito, desgaste de uma equipe que não se conversa, que não troca. Ou quando troca, no sentido de comunicar, é, muitas vezes, com rispidez e com falta de alinhamento.
E não é muito difícil alinhar, minha gente…alinhar, ou seja, pôr em linha reta. Um de frente para o outro, um do lado do outro, enfim, o importante é que seja reto, direto. Ter uma conversa franca, “reta”, direta com a expectativa do outro.
O outro é diferente de mim. E está tudo bem ser assim. Mas, para que o andamento dos projetos, das demandas ocorram, é necessário que se alinhe as expectativas. Pergunte-se: O que eu espero do outro? O que o outro espera de mim? Isso serve muito para a primeira conversa, para uma entrevista inicial.
Ao adentrar na empresa, ainda não conhecendo bem a cultura da mesma, é necessário que o/a líder seja capaz de comunicar a visão, a missão, os valores que a própria empresa possui. Isso tem que estar “na ponta da língua” de quem já trabalha lá dentro. É primordial que quem chegou antes na instituição saiba tudo isso, para, então, comunicar de forma consistente a quem está vendo isso pela primeira vez, ou seja, seu funcionário.
Sendo assim, de que maneira você trataria seu primeiro cliente? Aquele que acreditou no seu trabalho, que se conecta com o que você oferece de melhor dia após dia no seu negócio, nos seus serviços e/pu produtos?
Como você o trata?
Como você gostaria de ser tratado?
Com zelo, com respeito e fazendo ele acreditar diariamente no seu bem maior (ou poderia chamar de propósito), naquilo que você mesmo, EMPRESÁRIO, faz você levantar todos os dias da cama para fazer acontecer.
É com essa garra, força e ação que faz você seguir adiante rumo a novas conquistas, a novos patamares, a novos negócios.
Crescer é um outro ponto que acredito que você queira MUITO! E como você faz isso de forma ESTRUTURADA?
Buscando parcerias, conhecimento e novas pessoas para te ajudarem a alavancar o seu (e outros) negócio (s) também.
Mas isso é papo para outro post.
Conversaremos em breve.
Fiquem ligados que logo postarei mais novidades!
Forte abraço e até lá!
Com carinho,
Anne Huller.


