Sua comunicação tem promovido alívio ou mais peso nas pessoas?
Muitas vezes a gente (o ser humano) só precisa ser escutado.
Às vezes é só uma frase, às vezes alguns segundos, poucos minutos… às vezes, sim, é uma mini palestra. Depende do que precisa ser externalizado.
E é na escuta presente do outro que uma palavra que o primeiro proferiu volta para o comunicador. Volta no seguinte sentido: o outro te escutou e percebeu que sua fala está com um peso que você está carregando por algum motivo.
E quando você fala para o comunicador, ele tem a chance de observar e refletir o que está acontecendo na vida dele naquele momento.
E, a partir dali, tomar ações necessárias para aliviar o peso que, muitas vezes, nem é da própria pessoa. Pode ser que esteja absorvendo de terceiros.
Quando a gente abre espaço para ser escutado, abrimos espaço para o novo acontecer na vida. Sim! Porque, a partir do momento que você toma consciência, com os movimentos que você faz, algo muda de lugar e o novo acontece.
Entenda: esse “algo novo” ou o “mudar de lugar” pode ser algo como, por exemplo: “Puxa, Anne, na frase que te falei, carreguei uma dor que foi a da partida da minha mãe em plena pandemia.”
Pedi para a comunicadora substituir a palavra de peso por outra que transmitia leveza e questionei se fazia sentido para ela trocar e falar aquela palavra.
Ela disse que sim e assim o fez.
Ali já foi uma grande mudança porque ela tomou consciência do que pesava. Meses se passaram e ela veio conversar comigo: “Anne, foi tão transformador o que você me proporcionou na sua vivência. Obrigada pelo acolhimento.”
Assim como a Liz, você também pode ser escutado e vivenciar esta transformação.
O que você tem feito para levar mudanças significativas para as pessoas dentro da sua empresa?



